VIVA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO BRASIL!!!
Nesse dia 05 de outubro no Brasil, comemoramos o dia do empreendedor e o dia da Micro e Pequena Empresa.
As Micro e Pequenas Empresas no Brasil respondem por cerca de 30% do PIB nacional. Também geram 55% das vagas formais de empregos e, durante a pandemia, conseguiram abrir vagas de modo muito mais rápido, chegando a responder por até 75% do total de vagas abertas em alguns meses de análises.
As estatísticas ainda são cruéis com esse perfil de empresa, que sofre por dificuldade de acesso a recursos materiais, financeiros, tecnológicos e humanos, bem como uma ingrata luta fiscal.
Mas temos que aprender a olhar para as pequenas e médias empresas, indo além do conceito de organizações empresariais limitadas de recursos e acesso. Na maioria dos casos, são verdadeiros cases de propósito, de missão de vida, de dedicação e de envolvimento familiar.
Hoje aqui quero olhar o lado positivo, o copo meio cheio desses negócios.
Em minha carreira tenho somados mais de 20 anos de experiência com pequenos e médios negócios, já atuei em varejo, serviços, contabilidade, educação e (há 10 anos) consultoria. Posso dizer que conheço com alguma profundidade esse universo.
Na maioria dos casos, pequenos negócios são verdadeiras “obras de arte” de seus fundadores. Pessoas que, por vezes, sem nenhuma instrução acadêmica ou de gestão, conseguem a partir de seus sonhos, suas habilidades e aptidões, iniciar e colocar em pé, projetos que poucos acreditavam.
São pessoas que se dedicam de maneira integral e entendem que ter e administrar uma pequena empresa, é similar a criar um filho. Exige dedicação integral, renúncias, preparo.
Também sabem que encontrarão pelo caminho frustrações e decepções, mas entendem que isso não pode ser o suficiente para derrubá-las.
Precisamos aprender a valorizar e admirar cada vez mais os pequenos e médios negócios, não somente pelo impacto financeiro, de emprego e renda que geram para a sociedade, mas sobretudo pela contribuição moral e educativa que dão a todos nós.
Pequenos e médios negócios nos dão lições diárias de resiliência, persistência, motivação, propósito, paixão!
Nesse dia 05 de outubro, quero dar os Parabéns a todos empreendedores e donos de pequenos e médios negócios em nosso país. Vocês são merecedores de todos os aplausos!!!
Nesse dia 05 de outubro, quero dar os Parabéns a todos empreendedores e donos de pequenos e médios negócios em nosso país. Vocês são merecedores de todos os aplausos!!!
Salve as pequenas e médias empresas do Brasil, um dos caminhos mais certos para o nosso desenvolvimento sustentável!