Vendas acima da BLACK FRIDAY!
O tema de hoje é uma data muito festejada…o dia dos Solteiros.
Você já ouvir falar? Sabia que essa data vende mais que a Black Friday?
Pois bem, essa data é comemorada no dia 11/11, por ser a maior repetição possível de números “um”, que representa o sozinho, o solteiro. A comemoração dessa data é comum na China e ocorreu na semana passada.
A data foi instituída como “feriado de compras” pela Gigante Alibaba, incorporando algo que era comum ser comemorado de maneira irônica nas faculdades, como uma oposição ao dia dos namorados. Hoje, praticamente todas as varejistas chinesas adotam a data.
O resultado? Sozinha, a Alibaba (market place) vende o dobro do que toda a Black Friday vende. Os números ainda não foram todos fechados, mas, ao meio dia do dia 11, a gigante chinesa já havia vendido 38,4 bilhões de Dólares. Em 1 hora de promoção, a Alibaba já havia vendido 12 bilhões de dólares, e o primeiro bilhão foi atingido após um minuto e oito segundos de ação.
Para o evento deste ano, foi convidada a cantora Taylor Swift, que se apresentou às 23h do dia 10 e encerrou sua apresentação, pontualmente às 23h55m, ou seja, 5 minutos antes do início da ação (tempo suficiente para todos irem aos computadores e/ou smartphones e se prepararem).
No Brasil, segundo a Fintech Ebanx, que processa os pagamentos da chinesa Aliexpress para vendas dentro de território brasileiro, até às 14h de segunda feira, as vendas já haviam atingido 335 mil pedidos, uma média de 150 pedidos por minuto, 50% mais que 2018.
Será que a data pega por aqui? Se depender da Aliexpress, com certeza! A empresa está se preparando cada vez mais para entrar de vez no mercado brasileiro e institucionalizar a data como mais uma das nossas “festas” de compras. Mas a pergunta que vem na sequência é: E a Black Friday? Não se sustenta duas datas com o mesmo perfil acontecendo no mesmo mês. Isso teremos de acompanhar e ver quem leva, se os americanos com a Black Friday, ou os Chineses com o dia dos solteiros.
Para fechar, duas lições importantes ficam:
– A primeira é a lição do grupo Alibaba, especificamente, Aliexpress, que soube potencializar uma data que era festejada dentro das universidades, capitalizar para o varejo e realizar a maior festa do e-commerce chinês. Como consequência, é de longe a maior beneficiada com a comemoração. Nota Dez!!!
– A segunda lição, vem em forma de pergunta. Você, empresário, gestor e empreendedor, já pensou em criar soluções e ideias novas para fazer seu negócio e seus produtos, deslancharem? Já pensou em propor (sozinho ou junto com outros empresários) eventos, datas, ações e festas que tenham como foco promover os negócios e todo seu ecossistema? Pois é, as vezes, precisamos construir as portas antes de bater.