Sobre metas e motivação!
É fato que todos nós necessitamos de motivação para poder realizar algo em nossas vidas, pois, sem algo que nos motive dificilmente teremos criatividade para criar ou executar tarefas que são essenciais para atingir nossos objetivos.
Sendo assim, um dos grandes desafios para os gestores é elaborar metas eficientes que possam gerar motivação para os seus colaboradores. Para obter sucesso, uma empresa precisa ter uma boa estratégia de gestão, além de estabelecer metas que impulsionam a equipe a sair da inércia, buscar crescimento e recompensas pelos seus esforços, contribuindo com o fortalecimento do negócio.
“É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las”.
Bernardinho (Ex-Técnico da Seleção Brasileira de Vôlei)
Vamos pensar no que se faz necessário para ajudar nesse plano de metas.
É considerado um plano de metas bem estruturado, aquele que contemple ações, prazos e responsabilidades, isso porque um plano de metas serve para direcionar e dar suporte aos profissionais em suas rotinas.
A partir disso, para motivar e aumentar o desempenho dos indivíduos, é indispensável ter uma visão sistêmica do negócio, ou seja, que forneça informações para um planejamento sólido e abrangente, que possibilite um acompanhamento fácil, rápido e eficiente.
A partir do que foi descrito acima, podemos definir alguns pontos importantes para auxiliar na criação de um plano de metas que seja eficaz não somente bater as metas, mas também para manter a equipe unida e motivada.
A princípio devemos sempre compreender a estratégia da empresa, quais são seus objetivos macros e micros para conseguir fazer uma divisão do que será para o grupo e quais serão individuais.
Nesse ponto devemos deixar claro que é imprescindível definir metas que sejam realistas, se for possível fazer um estudo bem detalhados sobre o como está o seu ramo de atuação no mercado, ou comparar com anos anteriores pode ajudar. Caso as metas sejam fora da realidade de empresa o efeito será o oposto, podendo provocar frustração e descrença, se faz necessário considerar o limite de atuação, cargo, experiência e a especialização dos profissionais envolvidos.
Aqui entramos em um requisito muito relevante que é: Conhecer a sua equipe!
Nas pequenas e medias empresas se relacionar com mais proximidade com os seus colaboradores é mais fácil comparado as grandes empresas, porém não impossível. Para tal, deve-se contar com as lideranças para passar essa visão detalhada sobre as habilidades, preferências, características pessoais, ambições e deficiências. É preciso saber essas informações para avaliar as possibilidades, e assim estabelecer papéis e delegar com assertividade.
Já mencionamos a relevância de se obter um plano de metas claro que tenha uma interpretação fácil e acessível a todos, pois bem! Aqui vai outra dica valiosa, dentro desse plano deve conter a prévia dos investimentos em treinamento corporativo, das aquisições de equipamentos, a possível implantação de novas tecnologias, os gastos com marketing etc. Tudo aquilo que pode auxiliar a atingir as metas definidas.
Ponto de atenção: As políticas salariais, as recompensas e o plano de carreira precisam ser reavaliados com a finalidade de incentivar o desempenho dos colaboradores.
Deixar evidente os benefícios promovem o comprometimento, nesse caso deve-se fazer com que o time entenda a importância do trabalho em equipe e enxergue as vantagens dessa postura, para cada profissional. Pode se usar remuneração adicional, premiações especiais, reconhecimento e oportunidades de ascensão.
Não podemos esquecer de criar os indicadores chave de gestão, eles precisam mostrar os atrasos, as tendências, possíveis problemas e gargalos, com o objetivo de permitir a correção imediata desses desvios. Voltamos a enfatizar a importância de compartilhar essas informações com os funcionários, para assim, estimular a participação e o autogerenciamento.
Por fim, não se frustre caso precisa alterar algum ponto do seu planejamento, pois um plano de metas precisa ser reavaliado para que continue alinhado à realidade do mercado e com às necessidades da empresa.