Santander sem “portas giratórias”
Santander vira a página da gestão de bancos com a retirada das “portas giratórias”
Ir ao banco sempre foi uma missão dolorosa, quando saímos já vamos nos preparando para encontrar filas, demora, por vezes má vontade, dificuldades e excesso de burocracia.
Para muitos clientes, umas das maiores vilãs era a “porta giratória”, alegada um sistema de segurança do banco, na verdade sempre dificultou muito a vida dos clientes. Não é difícil encontrar casos de pessoas que ficaram algumas horas para passar por ela e outros que perderam a paciência e chegaram a ficar quase que literalmente nus para assim adentrarem ao banco.
As portas giratórias também renderam muitos processos aos bancos, por alegarem vários casos de discriminação social e racial.
Afinal como uma empresa pode desconfiar do cliente já logo na entrada de seu estabelecimento?
Entretanto, o mundo dos negócios vem mudando dia a dia, as fintechs vieram para mudar o cenário, muitas delas já trabalham 100% on-line e o cliente não necessita mais ir ao banco, percebemos que os bancos tradicionais tem uma enorme dificuldade de se remodelar e acompanhar as novas tendências.
Assim o banco espanhol que se popularizou no Brasil em 2000 com a compra do banco Banespa tem trazido diversas inovações e mostra-se preparado para a concorrência. Dentre suas maiores mudanças destacamos os novos caixas eletrônicos que contam o dinheiro e creditam na conta do cliente imediatamente, mesmo em feriados e finais de semana, aposentando o velho e bom envelope.
Mas o banco Santander resolveu deixar o passado de vez, apostando em uma revolução ainda maior, retirando de sua agencia as polêmicas “portas giratórias”. A medida abala toda a estrutura de mercado bancário e os concorrentes que corram atrás, pois o Santander tem tamanho e visão suficiente para ser um bom jogador.
As opiniões ainda se dividem e o sindicato já se colocou contra, alegando a insegurança dos funcionários. Mas parece que a mudança veio para ficar.
Essa medida na visão mercadológica nos mostra claramente o posicionamento de marketing do Santander e reafirmando seu slogan: “O que a gente pode fazer por você?”, o banco tem apostado fortemente na satisfação do cliente.
Este case nos deixa um grande aprendizado, o mundo dos negócios já mudou para todas as empresas de todos os tamanhos e segmentos! As práticas de alguns anos atrás não valem mais para o mundo de hoje e a gestão e as ações do mercado são fundamentais para continuar nele.
O mundo está mudando, o mercado também…
E sua empresa, Está preparada?