Revolução tecnológica na forma de fechar vendas – Novidades 2020 e 2021
Uma pesquisa realizada pela MasterCard e o Grupo Kantar, sobre hábitos de pagamentos dos brasileiros (após o início da quarentena) identificou que, aproximadamente 75% dos entrevistados disseram ter aumentado o uso de pagamentos digitais, também 61% disseram ter utilizado pela primeira vez um novo tipo de pagamento nos últimos meses.
Esse levantamento representa de modo prático, aquele clichê: “o mundo está mudando” …
E talvez essa mudança já estivesse acontecendo, só foi acelerada por conta dessa pandemia, algumas tendências (como a de utilizar novas formas de pagamentos) ganharam força dado o cenário que vivemos.
O novo pode ser complicado no começo, mas fato é no mundo dos negócios, nada volta a ser como era antigamente, e por isso, a ideia desse artigo é apresentar e mostrar algumas ferramentas e soluções em formas de pagamento para que você conheça e pense como pode aplica-las em seu negócio.
- Auxílio Emergencial:
Sim, o auxilio emergencial, lançado para ajudar a população brasileira a enfrentar as dificuldades vinda com a crise dessa pandemia, além de uma fonte de renda para muitas famílias, se tornou uma forma de realizar transações.
Os setores que mais se aproveitaram desse movimento, foram os supermercados e redes varejistas, com destaque a própria iniciativa da Magazine e Luiza que logo após o lançamento desse auxílio fechou parceria com a Caixa Econômica Federal (Banco que realiza os pagamentos), para utilizar a conta virtual e permitir que os beneficiados comprassem produtos em seu site.
Além das diversas redes de supermercados, padarias e farmácias que passaram a receber pagamento pelo Caixa Tem (com utilização de QR Code).
- WhatsApp Pay:
Outra solução financeira para realizar e receber pagamentos. A segunda rede social mais utilizada pelo brasileiro, presente em mais de 90% dos smartfones no Brasil hoje, já anunciou o lançamento dessa ferramenta para transações financeiras.
Com já explicamos no nosso post sobre Whatsapp Pay, essa ferramenta fara esse intermédio para transferência de dinheiro entre contas, que podem ser pessoa para pessoa, pessoa para empresa.
Cada tipo de transferência terá suas especificações, e a forma de realiza-las será direto no chat do WhatsApp e realizada a transação o processamento do pagamento é feito pela Cielo Brasil, o que garantirá praticidade e segurança para os usuários dessa ferramenta do Whatsapp.
Vale fazer um parêntese que atualmente essa ferramenta se encontra bloqueada para uso, e aguarda uma liberação oficial do Banco Central para poder iniciar suas atividades.
- PIX:
Falando em Banco Central, também temos um movimento dessa instituição no sentido de soluções de pagamentos e transferências, o PIX.
Em essência o PIX nasce para ser uma alternativa de forma de pagamento que gere competitividade aos negócios por ser instantâneo, prático, barato e seguro.
Sua estreia está prevista para esse ano ainda, no dia 16 de novembro, e essa promete ser uma forma que vai impactar de maneira mais diretas os negócios locais, sendo um sistema de transferência eletrônica (como o TED e DOC), que será feita de modo virtual, com recebimento do valor na hora da transação, funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana e todos os dias do ano, e mais suas taxas de operação serão bem menores do que as que já existem hoje.
Como o PIX é um dos assuntos mais comentados do momento o InfoMoney em parceria com o Banco Central gravou uma live explicando de um ponto de vista prático como funcionará o sistema, confere aí:
Com tantas formas inovadoras de fazer vendas, qual utilizar em minha empresa?
O ponto central desse artigo é apresentar as possibilidades que surgem sobre digitalização do seu negócio, e as mudanças nos hábitos de consumo dos seus clientes.
Conhecemos diversas empresas que preferem não investir em novas soluções de ofertar valor para seus consumidores que, de pouco em pouco acabam perdendo espaço no mercado, então algumas dicas para aproveitar essas ferramentas:
1 – Esteja aberto para tecnologia e digitalização da sua empresa.
É natural que a operação e os dilemas do dia a dia ocupem boa parte do tempo dos empresários e gestores, e resolvê-los é fundamental, porém não atualizar meu negócio e deixar de investir tempo para aplicar novas tecnologias que facilitem a vida dos meus clientes me coloca em uma posição de baixa competitividade, principalmente com um mundo com mudanças constantes em termos sociais e novas tecnologias surgindo a cada momento.
2 – Conhecer meu Público-alvo.
Ofertar valor facilitando o processo de compra através de tecnologia é possível a partir do momento em que eu entendo bem quem é meu cliente e qual é a jornada de compra deles.
Conhecendo esse processo de compras e qual caminho ele percorre, fica mais claro decidir qual ferramenta ou ação realizar implantar novas soluções tecnológicas;
3 – Se atualize e acompanhe as novidades.
O que vai costurar as duas dicas anteriores, conhecer as ferramentas que já existem e que estão surgindo.
Nesse quesito é sempre bom acompanhar portais que falam sobre o assunto, como a QI Treinamento e Consultoria, e várias outras organizações para ficar por dentro de tudo que está sendo lançando dentro de um ambiente de inovações tecnológicas.
Desse modo você pode decidir qual caminho o seu negócio vai tomar.
Esperamos que esse artigo tenha te dado vários insights. Grande abraço e bons negócios!