Recrutamento e Seleção em meio ao COVID-19
A pandemia causada pela COVID-19 com certeza deixará marcas em toda nossa sociedade, inclusive dentro dos processos profissionais. As empresas e os gestores enfrentam mudanças e essas mudanças afetam também o processo de recrutamento e seleção de talentos.
O isolamento social criou demandas e preocupações, para os dois lados da moeda, para a pessoa que busca uma oportunidade de emprego ou transição de carreira como para quem trabalha recrutando esses candidatos.
Por conta das regras de distanciamento social, realizar processos seletivos com apoio de plataformas digitais está ficando cada vez mais comum.
Essa maneira de conduzir um Recrutamento e Seleção não é novo, mas ganhou força durante esse período de pandemia, os recrutadores devem se acostumar a essa tecnologia e modificar seus processos, de maneira que o processo de recrutamento e seleção se adeque à nova realidade.
Um meio muito interessante de captar talentos qualificados é investir em programas de treinamento e desenvolvimento, utilizando plataformas EAD, que ao longo desse tempo estão passando por melhorias significativas, proporcionando segurança para os profissionais e otimizando custos sem perder a qualidade do conteúdo oferecido.
Aplicar testes online é uma saída muito interessante para se ter uma visão mais completa sobre as habilidades técnicas, formação, experiências e habilidades comportamentais/ competências dos candidatos, é recomendado aplicar mais de um tipo de avaliação de perfil comportamental, juntamente com testes para verificar se o candidato se encaixa com o perfil da vaga.
E na hora da escolha da plataforma utilizada para aplicar as entrevistas e dinâmicas, entenda primeiro qual é o nível da vaga e o perfil dos candidatos.
Isso vai te ajudar a pensar na plataforma (dentre as muitas disponíveis) mais acessível a eles.
Devemos estar cientes de que algumas mudanças serão efetivas e ainda passarão por mais atualizações, conforme novas tecnologias forem sendo criadas, como tivemos que nos adaptar rápido a essa nova realidade acabamos nos assustando um pouco, mas a verdade é que ganhamos muito, ganhamos mais agilidade, economia, flexibilidade, tempo de resposta mais rápido, um alcance maior no número de candidatos, entre outras.
Assim como o home office se destacou nesse período e continua crescendo e se transformando, o processo de recrutamento e seleção on-line também irá crescer e se modificar ainda mais de acordo com as demandas do mercado, seja ele 100% online ou parcial.