Como fazer as primeiras promoções impulsionadas nas Redes Sociais
Para quem está começando a ver assuntos dessa área, fazer campanhas patrocinadas, impulsionadas, anúncios pagos, também podem ser chamados de ADS, ou facebook ads, instagram ads.
Nosso artigo de hoje tem como objetivo te dar as primeiras noções sobre como fazer boas campanhas pagas!
Primeiro antes de selecionar a plataforma, é importante definir objetivos para essa ação, você quer fazer com que suas publicações cheguem a mais pessoas (aumentar o alcance), quer ter cliques em um link externo, quer que as pessoas interajam mais com um conteúdo, enfim é importante saber qual caminho seguir.
A partir daí nós temos uma recomendação chave para fazer sua primeira ação patrocinada, que é o uso de impulsionamento de campanha!
Aqui vai uma observação, tecnicamente existe uma diferença em publicação impulsionada e criação de anúncio.
Na qual o impulsionamento é feito a partir de uma publicação já feita nas redes sociais e anúncio é criado do zero só para esse objetivo, em uma ferramenta específica do facebook business, logo, impulsionamento é mais simples de fazer.
Seguindo com a criação, como já foi dito, para impulsionar eu preciso obrigatoriamente ter feito uma publicação em páginas ou perfis profissionais que você seja administrador/ tenha acesso.
Após isso quando fazemos essa publicação, logo abaixo dela teremos um botão de “impulsionar publicação”, “turbinar publicação”, “promover” ou qualquer coisa do gênero, em azul.
Clicando nesse botão, vão aparecer algumas opções de configurações para fazer o impulsionamento, e a primeira delas será a edição de público:
Você pode tanto clicar no “editar” ou no “criar novo público” (em azul) para definir e delimitar as pessoas que você deseja atingir pelos critérios:
- local, idade, gênero e interesse;
- pessoas que curtiram sua página;
- pessoas que curtiram sua página e amigos delas;
- públicos personalizados em uma campanha anterior.
Atenção! Quanto melhor você selecionar o público mais resultados terão suas campanhas.
Um conceito que trabalhamos em marketing digital é o lead, que significa seu seguidor, que consequentemente podem ser todas as pessoas que acessam aquelas redes/ portal/ web.
Por isso, delimitar seu público de acordo com características próximas do seu negócio é importante.
Imagine o seguinte caso, que você tem uma hamburgueria artesanal vegana, e não usa proteína animal, e ao impulsionar sua campanha, seus anúncios chegam na grande maioria para pessoas que são totalmente carnívoras, seu investimento talvez tenha ido para o ralo.
Esse tipo de “erro” pode acontecer em casos de localização, idade, gênero, gostos e etc…
Para finalizar, você precisa configurar seu orçamento com a campanha e dados de pagamento para que as plataformas saibam o quanto você pretende investir com o impulsionamento.
Nesse sentido, não há regras, você deve realmente entender o quanto se tem disponível para investir com publicidade paga, e após definir esses detalhes, cabe a escolha do pagamento, seja cartão, crédito do facebook ou até mesmo boleto.
Uma observação, caso você escolha a opção boleto, o impulsionamento só será divulgado após alguns dias depois da confirmação do pagamento.
Para finalizar, seguem algumas dicas para fazer um bom impulsionamento.
- Se atente para produzir conteúdos atrativos, que chamem a atenção e despertem desejo nas pessoas;
- Sempre tenha uma chamada para ação, ex.: “compre agora”, “teste gratuitamente”, “clique no botão para se inscrever”, “mande uma mensagem para solicitar um orçamento”, etc… esse detalhe ajuda a orientação seu público a de fato fazer algo que você queira;
- Faça campanhas simultâneas, para chegar de modo mais específicos a públicos diferentes, seja por idade, gênero, afinidades e qualquer outra característica que valha a pena segmentar.
- Todas as ações pagas vão fazer parte de uma ação maior, no caso essa divulgação paga servirá sempre como forma de captar pessoas/ chegar a mais usuários nas redes sociais, converter expectadores em pessoas que vão de algum modo interagir/ comprar com você exige planejar os demais passos.
- Não aposte tudo em um único impulsionamento, por vezes será necessário fazer conteúdo patrocinado, mais de uma vez, usando segmentações diferentes como já falamos anteriormente, juntar com conteúdo orgânico, e ainda assim, pode ser que as ações não tragam o retorno esperado de primeira, o importante é entender pontos de melhoria e ir ajustando em próximos impulsionamentos.