Pix para pequenas e médias empresas, implementando e atraindo mais clientes!
Pix, uma palavrinha que passou a ser falada com muita frequência no meio empresarial, seja por fornecedores, agencias bancárias, parceiros de negócio, ou até mesmo clientes.
Nós já falamos muito sobre essa nova forma de fazer transferência, desde o que é, como funciona, se é seguro e muito mais nesses artigos:
Mas agora o objetivo do artigo é outro, é explicar como você pode aderir o Pix como forma de pagamento no seu negócio e assim fazer mais vendas e oferecer a seus clientes uma outra possibilidade de comprar com você!
Basicamente, para implementar o PIX nas empresas nós teremos 2 opções, primeiro a criação de chave PIX em conta bancária da empresa (ou até mesmo do empresário dependendo do tamanho da empresa), ou utilizando o pagamento por QR code.
Para começar é necessário que você tenha acesso ao aplicativo do seu banco (acesso via celular, com liberação nos terminais eletrônicos da sua agência), e com na área do Pix do seu APP é preciso cadastrar uma ou mais chaves Pix, essas chaves vão ser a sua identificação para que na hora da transferência o valor cai na sua conta (para empresas é permitido até 20 chaves).
Com as chaves cadastradas você já pode começar a receber o Pix.
Pensando na operação de recebimento com o Pix, você pode fazer o seguinte:
Ao final da compra do seu cliente, ofertar o PIX como pagamento, e de acordo com o valor da compra, ou do pagamento do serviço, informar o seu cliente sobre a sua chave PIX.
Para pagar, o Cliente abre o APP do banco dele e seleciona na opção “Pix”, depois “pagar com Pix”. Na tela que abrir, o cliente precisa escolher o tipo de chave e informar a chave Pix que você tem cadastrada, e clicar em “Avançar”.
Feito isso um campo com as informações de quem irá receber (no caso você/ sua empresa) irão aparecer e ele terá a possibilidade de inserir o valor da compra, e finalizar.
O pagamento é instantâneo (cai em até 10 segundos), e o seu cliente não precisa ter cadastrado chave pix para fazer o pagamento, só precisa mesmo ter acesso ao APP do banco dele.
Outro detalhe importante, é possível fazer a transferência mesmo que o seu banco seja diferente do seu cliente.
Já a Segunda opção de pagamento é muito semelhante, porém pode ser até mais fácil, que é pagamento por QR Code.
Nessa opção, você precisa primeiro criar um QR Code.
Para fazer isso vá na área do “Pix” e após isso clicar em “cobrar com QR Code”.
Na tela que aparecer, você poderá criar seu código em QR (imagem estática) para que os clientes da sua empresa possam pagar através de scan, para isso basta preencher o campo de Valor (que é opcional) e se essa operação tem algum nome específico (também é opcional), feito isso é só clicar em “concluir/ avançar” e finalizar essa criação do QR Code.
Então para finalizar a compra nesse formato, o cliente abre o APP dele, na opção “Pix” ele clica em “Ler QR Code” e a tela de scaneamento irá aparecer, nesse caso basta apontar a câmera do celular para o código, a partir daí basta colocar o valor da compra e confirmar o pagamento.
E do mesmo modo quando é feito pela chave a transferência é automática e não é necessário cadastro no Pix por parte do cliente.
Para empresas que trabalham com algumas maquininhas de cartão de crédito/ débito, alguns aparelhos já tem essa opção, aí fica muito mais fácil!
De modo geral, basta inserir o valor a ser pago pelo cliente, na opção de pagamento selecionar “QR Code” ou QR Code PIX” e na própria tela da maquininha de cartão já aparecerá o Código para o cliente escanear assim como no caso anterior.
Para complementar nossa explicação, veja esse vídeo explicativo do Banco Central:
Agora que você já sabe o que é e como usar na sua empresa para receber dos seus clientes, se prepare para fazer mais vendas!
Esperamos que esse artigo possa ter ajudado com a implementação do Pix no seu negócio e sucesso.