Open Banking mais uma mudança do banco central
Após uma grande revolução causada pelo PIX que realiza transações entre contas de bancos diferentes na hora e sem custo, o banco central prepara mais uma mudança, agora em relação aos dados, esta chamada de Open Banking.
O termo se refere a uma plataforma que se autorizada pelo usuário compartilha entre bancos informações financeiras.
Nas palavras do Banco Central:
O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente.
Banco Central
O sistema começa a ser implantado a partir desta segunda feira seguindo as fases:
- Open Data (1º/2/21) – dados sobre canais de atendimento, produtos e serviços relacionados a contas, cartão de crédito e operações de crédito;
- Dados Cadastrais (15/7/21) – dados cadastrais e transacionais de clientes relacionados aos mesmos produtos e serviços da fase inicial;
- Serviços (30/8/21) – serviços de iniciação de transação de pagamento e de encaminhamento de proposta de operação de crédito; e
- Open Finance (15/12/21) – dados sobre operações de câmbio, investimentos, seguros, previdência complementar aberta, entre outros.
Depois da implantação realizada os bancos poderão, desde que autorizados pelo cliente, consultar faturamento em outros bancos, pagamento adimplentes, taxas e serviços contratados entre outros.
Tal sistema pode alterar a forma das empresas buscarem recursos financeiros junto aos bancos, pois aumenta a competitividade sendo as informações compartilhadas melhorando a oferta e prestação de serviço geradas pelas instituições financeiras.