Mundo Empresarial moderno
Avanços na Telecomunicação, Acesso à Informação, Logística e Economia.
Os tempos mudaram e o mundo empresarial também, e muito, isso por conta do avanço tecnológico.
É a primeira vez em que o Brasil consegue “surfar” nesse avanço no mesmo instante que outros países, através da globalização.
Devido a integração das cadeias de valores o nosso país vem sendo representado mundo a fora com grandes “cases” como: Ifood, MadeiraMadeira, Nubank, Hotmart etc.
E o que essas empresas têm em comum? O foco no cliente.
Sendo assim, notamos que os consumidores estão cada vez mais empoderados devido à grande oferta de produtos e serviços.
E talvez preço já não seja o único que realmente importa, a experiência de compra, os valores e senso de pertencimento a marca estão sendo cada vez mais levados em consideração na hora da aquisição de um produto ou serviço.
Isso faz com que as empresas utilizem novas tecnologias que surgem e que mudem de forma absurdamente rápida, para conseguir analisar o surgimento de novos padrões de consumo, fazem isto, através de análises de dados (Big Data).
Por outro lado, esta transição faz com que as empresas já não consigam distinguir de maneira simples quem são seus concorrentes.
Logo pensamos, como podemos nos destacar e atualizar nossas empresas de maneira a se adaptar a toda esta mudança repentina que vem surgindo?
Como ser cada vez mais competitivo?
Uma saída é ter uma cultura organizacional que valorize a experiência do seu cliente.
Então, é fundamental ter um time de líderes que entendam a importância dessa valorização e forma em que ela impacta positivamente o negócio.
Assim eles pensarão em estratégias para aumentar esse foco nos demais ajudando de maneira constante a atingir os resultados esperados.
Dar autonomia para esses colaboradores pode também fazer toda a diferença, pois é possível cortar processos burocráticos.
Você pode garantir uma solução ágil dos problemas, evitando que o cliente fique insatisfeito com um atendimento demorado.
Juntamente com uma liderança forte, é preciso entender o seu cliente, saber a fundo quais são os seus desejos, desafios, objetivos e seu comportamento em geral.
Para descobrir esses dados é possível se utilizar de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), por exemplo, para tornar essa tarefa mais eficiente.
Somente após uma análise de perfil conseguimos acertar na personalização dos serviços e produtos juntamente com um atendimento diferenciado.
Outra maneira de estreitar e melhorar esse relacionamento é oferecer mais de um canal de comunicação com os consumidores, a fim de aproximá-los cada vez mais da sua empresa, e assim fidelizá-los de forma concisa e permanente.
Hoje podemos facilmente utilizar as redes sociais para nos ajudar nessa aproximação, e no auxílio do mapeamento de como está o desempenho da empresa perante a esses clientes.
O trabalho continua no pós-venda, ter esse acompanhamento das suas estratégias é vital para que o seu cliente continue, de fato, satisfeito com o serviço e/ou produto oferecido.
Essas ferramentas possibilitam uma comunicação focada, rápida, agradável e acessível a praticamente todos.
No geral, o fato é que precisamos ter uma equipe bem treinada, engajada e principalmente alinhada para se alcançar os objetivos.
E claro que para isso, é preciso ser exemplo, é essa reponsabilidade fica a cargo dos donos e para se adaptar a essas mudanças é necessário.
Aprender a aprender
Como observamos na frase do escritor e futurista:
“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender.”
Alvin Toffler (1928-2016)
Precisamos nos preparar adquirindo conhecimentos atualizados de modo que, seja possível manter o gerenciamento de nossas empresas.
Adaptando-nos para o futuro e ajustando as estratégias de acordo com as transições que forem surgindo ao longo da nossa jornada empresarial.
Quer aprende mais sobre como definir estratégias e aprimorar sua empresa?
Inscreva-se no nosso curso de Gestão Estratégica para PMEs!
Onde aprenderemos:
- Desenvolver a postura de líderes visionários!
- Capacidade de entender o contexto de negócios que sua empresa atua;
- Formar Pensamento Estratégico;
- Técnicas e Ferramentas para mapear seu caminho do crescimento;
- Principais formas de liderar e ser um gestor de pessoas que engaja o time;
- Mudar a gestão por “olhômetro” para gestão por indicadores;
- Total controle das atividades que acontecem na sua empresa;
- Estrutura das atividades bem definidas e possível de serem medidas;
- Procedimento definidos da sua operação para sair dela e focar no estratégico;
- Estratégias para construir uma marca forte, mesmo sendo pequeno;
- Alinhamento entre os três pilares para o crescimento: Inovação, Cultura e Estratégia;
- Plano Estratégico de Crescimento.