Jornada de trabalho no comércio em períodos festivos de final de ano
A construção de uma jornada de trabalho está associada a palavra PLANEJAMENTO, o objetivo é escalar a equipe para trabalharem organizadamente, e que se encaixem da melhor forma atendendo as necessidades do negócio.
A primeira etapa é entender o que é jornada de trabalho.
A jornada de trabalho é o período estabelecido entre empresa e trabalho, ou seja, e empresa determina o tempo em que o funcionário executará o seu trabalho.
No mercado brasileiro podemos encontrar diversos tipos de jornada de trabalho, a CLT e a Constituição Federal impõem algumas regras, mas isso não quer dizer que todas as jornadas devem iniciar e terminar no mesmo horário, mas o principal que Constituição Federal determina é que a jornada normal de trabalho tenha uma duração de até 8 horas diárias ou 44 horas semanais.
Como funcionam as jornadas de trabalho?
De acordo com as leis trabalhistas, a empresa é obrigada a conceder aos colaboradores, alguns intervalos dentro da jornada laboral. Os intervalos, não estão ligados a jornada de trabalho, isso quer dizer que, as pausas não são remuneradas.
Os intervalos estipulados entre as jornadas, seguem a seguinte forma.
- Jornadas que excedam 6 horas: a empresa concede um intervalo de almoço de no mínimo uma hora e no máximo duas horas;
- Jornadas de trabalho de 4 a 6 horas: um intervalo de 15 minutos;
- até 4 horas: não é obrigado a conceder intervalo.
Jornada de trabalho em festas de final de ano:
A principal época do ano em que o comercio varejista mais aquece é no Natal. Muitas pessoas esperam essa época do ano para presentear parentes e conhecidos, também é nesse período que principalmente o comércio tem como de costume ficar aberto até um “pouco” mais tarde, já que, como de costume as lojas encerram suas atividades as 18h (com exceção das lojas nos shoppings que ficam até as 22h).
No Natal, visando alcançar todos os tipos de cliente, com o horário expandido, lojistas esperam esse ano por um movimento maior de consumidores. Essa é a primeira data comemorativa no comércio sem as limitações de capacidade e de horário, o que tem gerado boas expectativas no setor, alguns comércios estão com as portas abertas nesse final de ano até as 22h.
Organizar a jornada de trabalho, principalmente no comercio em festividades de fim de ano, é um desafio. Isso porque esse planejamento precisa ser minucioso e envolve muitas questões, principalmente trabalhistas, que precisam ser cumpridas.
Além disso, a empresa que não planeja a escala de trabalho em dias de Natal e Ano Novo pode sofrer com problemas trabalhistas e de organização entre as equipes, podendo até criar uma grande insatisfação nos profissionais.
Com isso, algumas dicas são muito importantes para o planejamento e programação da jornada de tralho dos colaboradores.
- Conheça a legislação trabalhista:
É de suma importância e o primeiro passo, entender a legislação trabalhista. Conforme descrito acima, a CLT e a Constituição Federal, exige que a empresa cumpra com algumas normas, principalmente com a carga máxima do funcionário que é de 44h semanais, respeitando a intrajornada (pausa).
- Consulte as convenções ou acordos coletivos com sindicatos;
Para que não ocorra nenhum problema com o sindicato, o ideal é que consulte todos os tipos de convenções e ou acordos coletivos direto com o sindicato, pois, o ideal é evitar problemas trabalhistas.
- Relacione os colaboradores por carga horária (4h, 6h, ou 8h de trabalho):
Organize a equipe de acordo com a carga horária de cada colaborador, importante é que todos os setores tenham colaboradores e que não ocorra conflito de muitos em apenas um setor, então, é importante saber a carga horaria de cada colaborador, o horário de entrada e de saída de cada um e a capacidade física da empresa.
- Identifique as necessidades da empresa e períodos de sazonalidade (como datas comemorativas);
Dados históricos de vendas podem trazer essas informações, identifique dentro do intervalo em que a empresa está aberta, qual o período de pico, de maior movimentação de cliente, para poder recrutar quais colaboradores devem ser escalados.
- Crie escalas de trabalho a partir das informações levantadas:
Finalizando todo levantamento de informação, crie a escala a partir da abertura da porta do comercio, quem inicia os trabalhos, em que momento ele tira o intervalo, quanto tempo de intervalo, quando sai e quando entra o outro funcionário.
- Revise a escala de trabalho para garantir que os turnos completam toda a operação.
Uma dica de extrema relevância, elabore toda a escala de acordo com a jorna de trabalho em uma planilha Excel, imprima e deixe a é importante que a jornada de fim de ano seja planejada com antecedência e que seja comunicada previamente aos colaboradores, sem surpresas de última hora, tanto para empresa, quanto para o colaborador.