INDICADORES FINANCEIROS ESSENCIAIS PARA TOMADA DE DECISÃO
Os indicadores financeiros proporcionam resultados reais da saúde financeira/econômica empresarial. Esses indicadores são fundamentais no processo de tomada de decisão independentemente do tamanho da empresa.
Com o mercado extremamente sazonal, a competitividade faz com que as análises de indicadores façam parte da rotina de gerenciamento. Parece não ser real, existem empresas no mercado que não utilizam de indicadores financeiros para realizar a gestão do negócio.
A aplicação dos indicadores, fundamentais para as grandes empresas, é vital às micro e pequenas empresas (responsáveis por 72% dos empregos gerados no Brasil em julho de 2018, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), levantamento com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), índice que se mantém ao longo dos últimos anos) que desejam crescer ordenadamente.
Quando os indicadores não são analisados, as decisões tomadas pelos gestores podem acarretar perdas, dependendo do momento, essas perdas podem ser irreversíveis. Portanto, ter conhecimento e informação atualizados torna-se base para tomada de decisão consistente e assertiva no contexto atual.
Em uma empresa, não é apenas olhar para o faturamento e seus recebíveis e logo após realizar os pagamentos, os indicadores financeiros possibilitam, o alcance dos objetivos estratégicos e o acompanhamento preciso dos resultados em uma empresa.
Alguns requisitos são fundamentais para a definição dos indicadores financeiros em uma companhia. Em primeiro lugar, é preciso se certificar das reais necessidades de um negócio com base em um planejamento estratégico previamente elaborado. A partir disso, os indicadores mais importantes devem ser selecionados.
Recomenda-se o enfoque em poucos indicadores, alinhados às principais metas da empresa, de preferência que conversem entre si — e não o contrário. Os resultados devem ser analisados, a fim de que sejam observados o que demonstram os indicadores financeiros, qual o seu impacto sobre o negócio e se eles estão atrelados ao planejamento da empresa e sempre visando a previsibilidade. As finanças estão ligadas a previsibilidade.
Uma ótima ferramenta financeira que nos proporciona análises e previsibilidade, é o fluxo de caixa.
Antes de mais nada vamos definir o que é de fato um fluxo de caixa e ele nada mais é do que uma previsão de todas as entradas e saídas de recursos financeiros de uma empresa.
Esse instrumento de gestão serve para que o empreendedor possa ter o controle do que realmente está acontecendo no seu negócio, já que indica como será o saldo de caixa do período analisado. É lá que estão registradas todas as movimentações da empresa e suas descrições, desde pagamentos de salário, compras de material e entrada de capital, até valores recebidos por clientes e contas comuns.
É essencial manter o fluxo de caixa para entender e controlar corretamente seu empreendimento.
Outro indicador financeiro importante para o negócio é o ponto de equilíbrio.
No ponto de equilíbrio o lucro da empresa é zero, é quando os produtos vendidos pagam todos os custos e despesas fixas e variáveis, mas ainda não sobra nada para o empresário e seus sócios.
É a partir deste ponto que os novos produtos vendidos (desde que com margem de contribuição positiva) passarão a gerar lucro para a empresa. Mesmo sendo um indicador muito simples e fácil de calcular, esta é uma informação vital para a análise de viabilidade de um empreendimento ou da adequação em relação ao mercado.
Com base nas informações, será possível tomar decisões que alterem a rota para corrigir falhas ou propulsionem os resultados já alcançados. Em ambas as situações, as ações deverão estar de acordo com a estratégia da organização, de maneira a promover a sustentabilidade e o sucesso de um negócio.