Gestão do conhecimento
O que é e quais são as suas vantagens?
A grande mola do desenvolvimento Humano é o conhecimento!
Mas devemos ressaltar que informação não é conhecimento! A informação só é transformada em conhecimento, quando ela é organizada e utilizada. Por exemplo.
Uma biblioteca é repleta de informação, quem utiliza essas informações é quem as transforma em conhecimento.
Agora, imagine o quanto de informações existem dentro de uma empresa… é enorme! Mas elas precisam ser transformadas em conhecimento; e quem promove isso é o gestor.
Então, como o conhecimento surge dentro das organizações?
E aqui nós dividimos o conhecimento em dois tipos:
Conhecimento explícito e conhecimento tácito.
O Conhecimento Explícito é aquele formalizado na organização, ou seja, Informação. Ele pode ser facilmente transmitido e comunicado, está escrito. Por exemplo, manuais, normas, regras etc.
O Conhecimento Tácito é aquele que está dentro da cabeça das pessoas, está na forma como a pessoa atua. Ele é derivado da experiência e da prática de um individuo ou um grupo, mas ainda não é utilizado por outros setores da organização.
O papel do gestor é organizar os processos de tal maneira, que ele e os colaboradores consigam identificar o conhecimento tácito, reuni-los e transformá-los em conhecimento explícito (Informações).
Depois que temos o conhecimento explícito, ou seja, organizado e transformado em informação, nós queremos fazer com que essas informações se tornem conhecimento tácito para todos os funcionários.
Esse processo de localizar as informações, tratá-las de maneira adequada, arquivá-las e colocá-las a disposição de todos é o que chamamos de Gestão do Conhecimento.
As vantagens de fazer a gestão do conhecimento incluem…
- Melhoria em processos;
- Maior competitividade;
- Mais agilidade para as equipes e qualidade para os produtos;
- Redução de custos, principalmente com planejamento e desenvolvimento;
- Redução em tempo de produção;
- Ações mais planejadas e valorizadas;
Hoje o maior ativo de uma empresa não é mais suas instalações, equipamentos ou outra coisa qualquer, mas sim as informações que existem dentro dela e que poderão se transformar em conhecimento.
Há diferentes ferramentas para fazer a gestão do conhecimento, nós indicamos o “café com o time” que é um momento (mensal) para a equipe falar sobre ideias de melhoria, e onde um colaborador ensinará os outros sobre algum assunto especifico de conhecimento próprio.
Quer saber como podemos ajudar sua empresa?
Entre em contato conosco, temos o maior prazer em marcar uma conversa, conhecer mais sobre o seu negócio e seus desafios, e tomar um café!