Gestão de Pessoas em PME’s
Cada vez mais temos a consciência que ter uma equipe de funcionários satisfeitos, felizes e motivados pode trazer muitos benefícios para a empresa. E por essa razão, a gestão de pessoas tem sido trabalhada com atenção pelas pequenas e médias empresas.
Como dito acima, esse assunto está presente em nosso dia a dia, e para não ficar desatualizado buscar informação é imprescindível, nessa análise falaremos brevemente sobre o assunto que é profundamente discutido em nosso curso para Formação de Gerentes.
Por que ter uma gestão de pessoas efetiva?
Ter uma gestão de pessoas vai muito além do ambiente interno, quando feita da forma correta, pode ser um diferencial da empresa perante os seus concorrentes, fortalece o empreendimento, que se torna mais eficaz e produtivo.
E para conseguir esse resultado os líderes precisam estar preparados e ter algumas habilidades que possam colaborar ao gerir pessoas, é importante manter o equilíbrio. O gestor ideal é aquele que se comunica da forma correta, treina com eficiência os colaboradores, recompensa de forma justa e motiva com intensidade todos para alcançar as metas da empresa. Um ponto fundamental é que, um bom gestor sempre contrata pessoas com potencial de serem melhores do que ele.
Agora, como começar a agir para melhorar a gestão de pessoas?
Falaremos de um dos principais pilares, a comunicação!
Pois uma boa comunicação no espaço de trabalho auxilia a desenvolver relacionamentos positivos, ajuda a estabelecer processos gerenciais efetivos, quebra obstáculos e uni as pessoas para alcançar um objetivo comum.
A comunicação para ser incentivada precisa de um ambiente favorável para que ela aconteça, e é papel da liderança de promover esse espaço, não podemos deixar de dizer que, para toda e qualquer mudança, incentivo de comportamento, entre outros, os colaboradores precisam enxergar nos líderes o exemplo para incentivar as mudanças.
Sendo assim, para trabalhar uma comunicação eficaz devemos:
- Incentivar as interações sociais;
- Buscar manter a constância de comunicação entre líderes e liderados;
- Ter reuniões semanais com líderes e mensais com os liderados;
- Dar uma abertura diária para fala dos colaboradores com a finalidade de alinhamento com a equipe e para sentir como eles estão.
Todas essas ações diárias vão ajudar no processo de gestão de pessoas e engajamento com o time.
Dar feedbacks e estar a aberto a recebê-los também é importante, e aqui devemos reforçar que nenhum feedback negativo deve ser levado para o lado pessoal, precisamos usar os apontamentos de melhoria para crescer.
Outro pilar que apontamos acima e que ajuda no desenvolvimento humano da empresa, são os treinamentos.
Devemos ter em mente que é fundamental treinar e capacitar os colaboradores dentro da sua empresa, eles podem ser internos ou oferecidos externamente.
E eles tem muitas funcionalidades como a atualização de processos dentro da empresa, integração para os iniciantes, para que eles possam conhecer todos os setores da empresa, os com conteúdo para trabalhar o individual, com foco no desenvolvimento pessoal etc.
As capacitações devem ser feitas com periodicidade, treinamentos não são gastos de tempo e dinheiro, eles são investimentos, ajudam no sentimento de valorização da equipe.
Como recompensar de forma justa e motivar a equipe com efetividade?
Aqui entra uma das ferramentas mais importantes da gestão de pessoas, a avaliação de desempenho baseada nos indicadores de cada cargo. Essa ferramenta ajuda a analisar o desempenho individual dos funcionários, sendo assim, o líder pode diagnosticar o comportamento de um colaborador durante um período determinado.
Com o resultado em mãos, é possível constatar se a postura individual e coletiva do avaliado condiz com a cultura da empresa.
Caso o resultado seja satisfatório, é ideal analisar o que fazer para que sigam o exemplo do funcionário em questão, nesse ponto como sugestão, pode ser trabalhado o modelo de funcionário do mês.
Sendo insatisfatório, é preciso compreender até onde a empresa colaborou para aquele comportamento e como ajudar no desenvolvimento desse colaborador, tendo em mente que, caso esse resultado continue insatisfatório a avaliação ajuda no desligamento do colaborador.
Lembrando que, esses indicadores devem estar claros para todos os envolvidos, não é possível avaliar um colaborador se ele não sabe quais são os indicadores do cargo dele.
Com esse conjunto de ações conseguimos atingir a motivação e a satisfação de todos, que vem de forma interna, se faz presente por esforço do próprio colaborador, que acabam percebendo o esforço da empresa para buscar sempre avaliar e beneficiar de forma justa, com clareza, onde eles têm espaço para falar e contribuir com ideias de melhorais, além de conseguirem se desenvolver profissional e pessoalmente.
“Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.”
Chiavenato (2015)
Se interessou pelo tema e gostaria de se aprofundar na gestão da sua equipe, então não fique de fora do nosso Curso de Gerentes de 2022 que está com vagas abertas! Venha fazer parte da turma acessando o link a baixo