Estratégia é o que você faz, não o que você fala!
Marketing, Branding e Estratégia é o que você faz, não o que você fala!
Isso serve para pessoas e empresas.
Brincamos sempre, aqui na QI, que gostaríamos de ter nascido na época do surgimento da TV. Naquela época, bastava uma boa campanha publicitária, um espaço no Jornal Nacional ou na novela das 21h e tudo certo, o produto “bombava”. Claro que há exagero na afirmação, mas não deixa de retratar parte da realidade de tempos atrás.
Hoje, não mais!
Estamos vivendo a era da autenticidade. Empresas são reconhecidas pelo que fazem, não pelo que falam. Isso vale para o bem ou para o mal. Dessa forma, TUDO QUE A EMPRESA FAZ é ESTRATÉGIA, é BRANDING.
Pensemos a rede de restaurantes OUTBACK, que tem como posicionamento o slogan “Hoje pode ser mais divertido”. Em síntese, a rede vende a ideia de “fugir da rotina”, “descansar”, etc. Agora imagine que ao chegar no local, o cliente encontre o espaço sujo, ou um atendente de mau humor, que a comida esteja em uma temperatura ruim, ou mesmo excessivamente salgada…definitivamente ele não terá “um dia mais divertido” como sugere seu slogan.
Desde a limpeza do ambiente, passando pela escolha da mobília, indo diretamente para a qualidade do atendimento, o sabor e a aparência da comida…ou seja, se realmente o Outback deseja entregar um dia mais divertido ao seu cliente, TUDO deve ser trabalhado para isso. Se o cliente não encontrar isso em sua visita, de nada adiantará a melhor propaganda, a melhor comunicação, os melhores canais e os maiores investimentos.
AUTENTICIDADE!!! Deve-se comunicar aquilo que se é, e entregar aquilo que se comunica.
Por vezes, muitas empresas possuem internamente ativos estratégicos que podem ser utilizados, tais como uma metodologia inovadora e diferenciada, exclusividade de algum produto, melhor conveniência…mas na hora de se comunicar, preferem falar aquilo que todos falam (preço, atendimento, qualidade…) e assim, ou não atraem o público que valorizaria o que ela possui como diferencial, ou causa frustração naquele que chega encantado com a “mensagem FAKE”.
Dessa forma, concluímos essa análise alertando nossos amigos, parceiros e clientes. Antes de comunicar, antes de sair ao mercado gritando, pensem, planejem, analisem suas forças e fraquezas, sua cultura, seus diferenciais específicos e alinhe sua mensagem àquilo que o cliente realmente encontrará quando chegar em sua empresa. Deem foco e atenção na execução, treinem suas equipes, seus gerentes e colaboradores para que todos estejam alinhados na estratégia da empresa.
Definitivamente, empresas que falam uma coisa e fazem outra, que se vendem de uma forma e praticam outra, terão cada vez mais dificuldade para se posicionar como uma marca forte e poderosa.
Reflitam sobre isso nos negócios de vocês e contem sempre conosco!
Obrigado pela leitura.