Engajamento de Equipes
Afinal como podemos definir o engajamento de pessoas?
Quando falamos sobre a gestão de pessoas um dos pontos mais importantes é a motivação dos indivíduos, sendo assim podemos dizer que o engajamento é o vínculo que os colaboradores mantem com o seu trabalho no dia a dia, e esse vínculo vai além do contratual, ele também é afetivo com o local de trabalho.
Tendo em vista esse ponto, é muito importante que o trabalhador esteja satisfeito e se sinta realizado com o seu serviço, pois quando a satisfação existe os colaboradores tendem a ser mais cooperativos, empenhados, têm uma postura otimista perante a rotina do dia a dia, e buscam pelo autodesenvolvimento.
Podemos citar outros benefícios como:
Ter uma organização mais competitiva, onde os colaboradores buscam ter ideias para melhorar os processos ajudando no crescimento da empresa;
Produtividade em alta, as pessoas trabalham com autonomia e engajamento, gerando resultados melhores;
Relações interpessoais melhores, equipes que são unidas trabalham melhor e ficam estimuladas a alcançar objetivos;
Tempo otimizado, onde todos focam nas demandas prioritárias e melhoram a performance;
Confiança, quanto mais confiantes no trabalho e na vida pessoal, a tendência é realizar as atividades com excelência;
E o mais importante que é o fortalecimento da cultura organizacional.
Lembrando que todo esse movimento pode ser sentido pelos consumidores do seu produto ou serviço.
É perceptível quando entramos em um local onde as pessoas estão insatisfeitas, isso nos afasta como comparadores.
A partir do momento que percebemos o contrário nos sentimos confortáveis em ficar mais tempo dentro do ambiente e confiantes em solicitar o serviço.
Mas, como conseguimos engajar os colaboradores?
De início, logo que contratamos um profissional devemos apresentá-lo a cultura da empresa, ou seja, é muito importante antes de atribuí-lo funções, deixar claro a missão, valores e visão da empresa.
Dizer o que é esperado desse novo colaborar além do trabalho diário, faz com que o recém-chegado possa decidir se irá se sentir parte da empresa, se a cultura organizacional combina com o seu perfil.
Fazemos isso pois é fato que colaboradores que não se sentem parte da empresa e não concordam com a cultura, não irão se motivar e consequentemente podem até trabalhar de forma contraria com os colegas, esse perfil é aquele que está no local única e exclusivamente pelo salário.
Para os indivíduos que concordam e se sentem à vontade dentro as organizações, devemos mostrar que eles são parte importante dentro do processo de crescimento da empresa.
Explicar o porquê e o como fazer as atividades de forma a contribuir com o todo é fundamental.
Além de, escutar os colaboradores, ter bem definidos os objetivos, manter um acompanhamento próximo, promover treinamentos e capacitações, promover a autonomia, convidá-los a participar de projetos e decisões, criar metas, ter uma política de feedbacks e bonificações, entre outros.
Essas ferramentas podem ser adaptadas de acordo com as necessidades e capacidades de cada organização, não existe uma fórmula única quando lidamos com pessoas.
E de forma geral para alcançar a plenitude quando falamos sobre engajamento a comunicação deve ser aberta, clara e contínua, para que o esforço não seja perdido.
Quando nos preocupamos em realizar um trabalho igual para com todos, desenvolver o engajamento e motivação fica bem mais fácil.
“Os líderes que trabalham de forma mais eficaz nunca dizem “eu”. E isso não é porque eles treinam para não dizer. Eles não pensam “eu”, eles pensam “nós”, eles pensam time. Eles entendem que o seu trabalho é fazer o time funcionar.”
Peter Drucker
Quer saber mais sobre como fazer uma gestão de pessoas ideal?
Então venha fazer parte da nossa nova turma para o Curso de Gerentes 2022