EMPRESAS FEITAS PARA DURAR X EMPRESAS SEM CONSISTÊNCIA
E no dia 30 de abril a “Amazon Brasileira”, o Magazine Luiza, comprou a NetShoes. A empresa brasileira que revolucionou o mercado online de artigos esportivos, chegou a valer quase 800 milhões de dólares logo após a abertura de seu capital em Nova York, e ontem foi arrematada por “míseros” 62 Milhões de Dólares (Menos de 10% do que valeu um dia).
Essa transação nos lembra a dica que enviamos a nossos clientes da QI – Treinamento e Consultoria essa semana que diz “A gestão de uma empresa é como uma maratona, não como uma corrida de 100 metros”. Assim, o Magazine Luiza, empresa com base sólida e desenhada com consistência, “Feita para durar”, comprou uma outra, sem consistência e que fez muito barulho, mas de verdade nunca entregou resultados (lembro mais uma vez, NetShoes nunca deu lucro em sua história!!!).
Assim, mais uma vez aquilo que é de verdade prevalece, os negócios alicerçados em bases consistentes se sobrepõem e, mesmo que no curto prazo pareçam que estão perdendo, o longo prazo evidencia quem é quem.
Para o Magazine Luiza, uma pechincha para adquirir uma marca forte e adentrar em um segmento que não domina e que oferece muito espaço de crescimento (artigos esportivos). Para a NetShoes, uma história marcada por sucessos efêmeros, protagonismo vazio e inconsistência.
Talvez a venda e a chegada ao fim da trajetória da NetShoes marque o início do refluxo, do segundo momento do girar da roda de empresas e startups criadas com enorme sucesso, mas que até hoje não apresentam resultados. Empresas como UBER, NUBANK e YELLOW, festejadas por seus modelos disruptivos, até hoje ainda não entregam resultados e acumulam prejuízos, vivendo do dinheiro de investidores que esperam um dia serem recompensados.
Será que o momento do acerto de contas dessas organizações chegou? Será que é chegada a hora de se separar o Joio do Trigo?
Veremos!
Mas uma coisa é certa. Mesmo com todas as mudanças e disrupções que ocorrem no mundo neste momento, os fundamentos básicos da gestão não mudaram e empresas feitas para durar possuem consistência e foco no Longo Prazo, do contrário é só vendaval passageiro, fenômenos de internet, que brilham num dia e caem no esquecimento eterno no outro.
Que Deus nos oriente em nossas decisões e escolhas!
Salve Magazine Luiza, Salve a gestão verdadeira, salve as organizações feitas para durar!!!
Esperamos que tenha gostado da leitura.