Empreendedorismo
Quando pesquisamos sobre empreendedorismo encontramos algumas definições sobre o tema, de qualquer forma podemos definir assim:
É a capacidade de identificar problemas e oportunidades para investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento capaz de gerar mudanças e ter um impacto positivo.
É difícil imaginar que alguns anos atrás, a palavra empreendedorismo não fazia parte oficial da língua portuguesa, mas isso não quer dizer que não existiam empreendedores no Brasil, afinal o mundo que conhecemos hoje existe por causa de pessoas com pensamento empreendedor.
Tendo em vista esse ponto de vista, podemos encontrar pessoas com um espírito empreendedor em diferentes lugares e situações.
Em casa, quando decidem realizar mudanças que otimizem o espaço, nas empresas em que trabalham, quando um projeto precisa ser levado adiante, ou até mesmo na vida pessoal, quando chega o momento de mudar.
Em outro ponto encontramos as pessoas que aplicam esse potencial em um novo negócio, seja ele do tamanho que for, podem contribuir gerando empregos para sua comunidade, ou seja uma renda para a economia local, solucionam uma demanda por meio da inovação.
E esses mesmos indivíduos podem fazer desse negócio/ ideia inicial algo muito maior, de grande impacto, que fazem sonhos se tornarem iniciativa, e revolucionam mercados.
Como sabemos cada pessoa tem suas características, porém quando falamos sobre empreendedorismo,
existem algumas que são fundamentais como:
- Otimismo: sempre acreditar que vai dar certo;
- Autoconfiança: Acreditar em si mesmo, em seus talentos e opiniões;
- Coragem: Saber lidar bem com riscos;
- Desejo de protagonismo: Vontade de ser reconhecido;
- Resiliência: Superar desafios e ir até o fim.
Caso você que está lendo esse texto e pense: Nossa, eu não tenho essas características!
Não se preocupe, o fato de estar aqui buscando informação já demostra que você tem vontade e curiosidade de aprender.
Então continue sua busca, pois assim como conseguimos nos desenvolver como líderes através de estudo, também é possível nos aperfeiçoar para sermos empreendedores ao longo da nossa trajetória.
Afinal, para desenvolver qualquer ideia / negócio não existe uma receita pronta, o que podemos fazer é seguir algumas dicas para dar os primeiros passos.
Dentre elas podemos citar:
- Empreenda, isso mesmo coloque a ideia para fora da sua cabeça;
- Encontre pessoas que acreditam e podem ajudar no processo, pois existem tarefas que uma pessoa sozinha não conseguirá fazer com êxito;
- Se prepare, busque o máximo de informação sobre a seu objetivo, e sobre ferramentas que podem te auxiliar;
- Estude sobre gestão, aprenda a gerenciar processos, pessoas, cria sue empresa baseada em uma cultura forte. Tenha definido os seus valores;
- Converse com as pessoas sobre sua ideia, quanto mais nós falamos sobre algum projeto, maior é a probabilidade de encontrar os erros;
- Não tenha medo de falhar, é muito melhor errar no começo a probabilidades de grandes damos é menor;
- Divulga sua ideia, após estar de certa forma consolidada buscar divulgar seu serviço ou produto em locais ou por meios em que seu público-alvo possa estar presente;
- Por fim, acredite e persista.
Como disse anteriormente, não temos um passo a passo pronto, devemos ir nos aperfeiçoando durante o caminho de construção.
E por vezes você vai encontrar desafios que vão parecer impossíveis de vencer, mas é muito importante sempre escolher persistir, seja qual for o seu objetivo desistir não pode ser uma opção.
Quer saber como podemos ajudar sua empresa?
Entre em contato conosco, temos o maior prazer em marcar uma conversa, conhecer mais sobre o seu negócio e seus desafios, e tomar um café!