Como ser um líder que entrega resultados?
Após muitos anos de atividade em consultoria com pequenas e médias empresas na QI vemos uma dúvida frequente dos gerentes e gestores que é: “o que eu preciso fazer para entregar mais resultados enquanto líder?”.
Bem se essa é a sua dúvida também veja um pouco mais sobre como fazer essa gestão efetiva!
Nas Redes sociais e canais de muitos influenciadores digitais da área de negócios é muito comum encontrarmos vídeos/ publicações com títulos: “5 passos para ser um bom líder”, “a técnica que todo bom líder precisa saber”, “o que não te contaram sobre fazer gestão”, e etc…
De modo geral não há problema nenhum em ver mais sobre a proposta desses conteúdos, mas existe algo mais profundo e que está além de técnicas e sacadas “mágicas” para ser bem sucedido na liderança.
Esse elemento que “falta” são as bases da gestão para a liderança.
Alinhando esse alicerce da gestão com as técnicas para fazer isso acontecer a chance de você ser um bom líder e que entrega resultados é muito maior, então vamos ver quais são esses tópicos mais importantes:
- Para quê existe um líder em uma empresa?
Explicamos para os nossos clientes e alunos que toda empresa cresce passando por ciclos de vida como uma pessoa passa, como já explicamos nesse post
Em muitos casos no começo do negócio o fundador acaba sendo a única liderança da empresa, e fazendo certo a gestão e superando os desafios da fase da infância nos negócios, a empresa cresce.
Nesse momento o trabalho aumenta e time cresce para atender essas demandas, o gestor que a principio conseguia controlar tudo já não tem capacidade de estar presente em todos os momento e espaços da empresa, por isso surge a necessidade de uma liderança nas empresas.
Chamamos o(s) líder(es) fundadores de “Alta Gestão” da empresa e gerentes e demais gestores de “Médias Lideranças”.
Justamente por assumirem essa função de auxiliar na execução das operações do dia a dia, durante o processo de crescimento das empresas os gerentes e demais líderes médios, têm essa função de “ser o dono a ausência do dono”.
2. Quais as funções de um líder?
Independente da posição da sua liderança, seja ela alta ou média, todo líder deve trabalhar para atingir uma coisa:
Os objetivos estratégicos da empresa!
Nesse contexto a Alta Gestão tem uma missão mais ligada a definição desses objetivos estratégicos, que indicam futuro.
E a Média Liderança é quem dá a liga para coordenar todos os colaboradores da empresa para fazer com que essa visão de futuro aconteça, ele também é quem toma decisões com base nos recursos disponíveis para alcançar esse objetivo, como aponta o dilema da Gestão.
Cumprir rotina e “seguir ordens do superior” definitivamente não faz parte das atribuições de um líder que entrega resultados!
Além disso precisamos entender que existem tipos de líderes!
3. Tipos de líderes (Grid Gerencial)
Existem dois grandes nomes na gestão que buscaram entender dentro das empresas se existia algum tipo de “melhor estilo de liderança” e Blake e Mouton após muita análise e trabalho identificaram alguns perfis possíveis dessas lideranças e criar um esquema com essas representações.
Esse quadro dos estilos de lideranças é chamado de Grid Gerencial e nele é representado os estilos de lideranças conforme a pontuação em uma escala de “cuidado com as pessoas” e “cuidado com os resultados”.
Ou seja, existem líderes que são extremamente preocupados em como as pessoas estão se sentindo dentro da empresa, mas sinceramente não estão se importando muito com os resultados, alcançar metas e performar melhor esse é o tipo de gerência Country Club.
Por outro lado, temos alguns líderes que só querem saber de números, resultados e metas, e pouco se importam com a satisfação dos colaboradores.
Nenhum dos extremos é “o melhor”, por um lado temos uma empresa em rota de falência por não atingir metas, e outro uma empresa que ninguém trabalha muito tempo, por ter um clima insuportável.
Além disso existem os “caminhos do meio”, como a gerência meio termo, que é corporativista, preocupada em se manter na empresa, e uma que é a pior de todas a Gerência Empobrecida que não se preocupa nem com resultados nem pessoas, é alguém interesseiro, e com o status que o cargo de líder te dá (esse é o tipo mais perigoso de líder para uma empresa)!!!
E quando falamos de resultados o melhor estilo de liderança é claro que é aquele que consegue organizar as atividades operacionais se preocupando também com as pessoas.
Um líder que é exemplo, que é próximo da equipe e constrói junto com a equipe os resultados.
Sem viver na operação, mas sim coordenando, orientando e criando as condições ideais para que os colaboradores consigam produzir os resultados, e se preciso atua também com o time, mas só em casos extremos!
Com base em tudo isso o que eu posso fazer para desenvolver minha liderança?
- Busque ser proativo quanto aos problemas e desafios que surjam;
- Tenha em mente sempre quais são os objetivos que sua empresa (ou o fundador) tem;
- Saiba mediar a relação liderados e superiores;
- Comunicação franca e direta, sem indiretas ou melindres com os colaboradores;
- Saiba trabalhar com planejamento e organização;
- Trabalhe juntos com a equipe, mas foque em coordenar, orientar e prover os recursos necessários que seu time precisa para entregar resultados.
- E claro continue acompanhando os conteúdos da QI para aprender mais sobre gestão!
Por fim vale lembrar, fazer uma boa gestão e entregar resultados é consequência de boas decisões tomadas no dia a dia de trabalho, desenvolvimento e melhoria continua, técnicas ajudam, mas não existem “fórmulas mágicas do sucesso”.
Esperamos que tenha gostado da análise de hoje e até a próxima!