Análise do Especialista – Caso Bettina (EMPIRICUS)
Nessa semana vamos abordar a polêmica da semana, o caso Bettina da Empiricus.
Para quem não sabe, Bettina ficou famosa ao aparecer em vídeos no Youtube dizendo ter 22 anos e já ser milionária, e logo após convidando o usuário a aprender a “mágica” do enriquecimento.
No ano de 2017, nosso consultor chefe, Marcos A. Corrêa, escreveu um artigo sobre a EMPIRICUS (empresa que Bettina representa) e sua estratégia. O artigo continua válido e atual, continuamos enxergando a empresa da mesma forma e podemos, a partir disso, pensar as ações de nossas organizações.
Abaixo reproduzimos o texto:
FOCO TOTAL NO CURTO PRAZO OU CRESCIMENTO CONSISTENTE E DE LONGO PRAZO?
Essa questão se apresenta de maneira muito mais comum do que imaginamos e precisamos ter claro qual a nossa resposta. Empresas e profissionais precisam decidir se suas ações vão convergir para um lado ou para outro.
Vejo matérias sobre a empresa EMPIRICUS, uma organização que encontrou um filão de mercado: fornecer relatórios financeiros para pessoas físicas, a fim de auxiliar essas pessoas em seus investimentos. Uma bela sacada pois, como atenderia pessoas comuns, poderia produzir relatórios gerais, gerando escala e, dando diferentes opções para seus clientes, os empoderando e “livrando-os” de seguir cegamente as orientações dos bancos, com os quais possuíam contas.
Porém, a pressa de crescer e enriquecer, fez com que seus sócios optassem pelo foco excessivo no curto prazo, utilizando-se de práticas pouco recomendadas como assinaturas auto renováveis, dificuldade de cancelamento, relatórios extremamente prolixos e pouco eficazes e, o pior de tudo, propagandas enganosas que ora causam terrorismo (vide relatório o fim do Brasil) e ora prometem ganhos impossíveis (por exemplo,a estratégia que faz R$ 100,00 virar centenas de milhares), tendo seus proprietários ainda afirmando que trata-se de marketing, tudo que realmente não é. Ainda, compraram 50% de um site de notícias (O Antagonista), o que soa no mínimo estranho, e estão pensando em abrir uma corretora, socorro!
Resultados: inúmeras reclamações no site Reclame Aqui, processos por parte de clientes e de controladores do mercado financeiro e proibições aos proprietários de atuar na produção dos relatórios, por conterem itens que desrespeitam as regras do mercado financeiro.
De tudo, entre 3 e 5 anos é provável que a EMPIRICUS não exista mais, seus donos e fundadores, talvez se tornem milionários e se esse era mesmo o objetivo, parabéns! Mas fica a pergunta, será que é pra isso que empresas existem? Para mim, definitivamente NÃO!
Como um dia nos ensinara JIM COLLINS, PETER DRUCKER, MADIA entre outros. Empresas são feitas para durar! Se perpetuar e serem consistentes em suas propostas de Valor.
Mas, e definitivamente, a escolha é de cada um!