Análise do Especialista – A VISÃO da Marvel Studios: Vingadores 4 (SEM SPOILER!)
Dia 25 de Abril de 2019 estreou nos cinemas brasileiros o filme “Vingadores 4: Ultimato”, da Marvel Studios que hoje pertence ao conglomerado The Walt Disney Company, filme esse que marca o fim de uma história desse gigante universo dos super-heróis produzido pela Marvel.
Depois de 11 anos do lançamento do primeiro título dessa série dividida em mais de 20 filmes dentro de um esquema narrativo de universo compartilhado (histórias isoladas, mas que acontecem dento de um mesmo universo/realidade e vão se conectando e se encontrado em partes específicas da linha do tempo deles), vemos o desfecho desse enredo.
Essa decisão e estratégia para distribuir essa grande saga em diversos filmes, foi uma aposta ousada dos Estúdios Marvel, que apesar do risco, pagou o preço para lançar algo inédito no mercado cinematográfico, que além de ser emocionante para aqueles que acompanham a obra (e como foi), mercadologicamente e estrategicamente nos traz lições muito pertinentes como:
Posicionamento e Consistência: em 2008 quando os irmãos Russo (diretores da obra) assumiram o desafio de lançar a marca Marvel nos cinemas eles encontraram um grande desafio que era que os principais personagens da marca Homem-Aranha, X-Men e quarteto fantástico, pertenciam a Fox Estúdios.
Então eles tinham que dentro do universo Marvel achar novos personagens que tivessem relevância para iniciar esse projeto de longo prazo, e a escolha foi o grupo de heróis conhecido como “Os Vingadores”, para não causar um estranhamento e ter surpresas de aceitação desse grupo, eles optaram por introduzir cada um dos personagens e para depois de um tempo, chegar a história principal, na qual, todos se unem e formam o grupo, e para tal, foram lançados alguns filmes individuais sobre os principais integrantes dos Vingadores.
Até que eles viram a receptividade do público e um mercado consumidor desses “produtos”, esse projeto inicial de lançar um grupo de heróis nos cinemas não aconteceu da noite pro dia, ou com um estalar de dedos, foram necessários 4 anos de preparo e 5 filmes de introdução para conceber essa obra.
Marketing e Comunicação: A Marvel, foi pioneira em uma coisa que em todos os seus filmes os fãs aguardam como “loucos” até o último momento sentados na cadeira, que são as cenas pós-créditos, sempre após as cenas de crédito há um curta metragem dando prévias ou dicas de coisas que estão por vir nos próximos filmes da Marvel, isso primeiro faz com que o fã tenha uma experiência única de saber um detalhe relevante que conecta os filmes e que a nível de comunicação criem e espalhem teorias e ideias de como serão as coisas no futuro da UCM, lembrando do conceito de marketing 3.0 as pessoas querem estar conectadas em comunidade, quando os Studios Marvel permitem que seus “clientes” se conectem em diversas plataformas se esforçando para unir as ideias, quase como se fosse uma brincadeira, satisfazem sua necessidade de conexão horizontal e agora por vezes até interagem com os produtores e diretores do filme, e não somente são expectadores passivos.
Ainda em marketing e comunicação, no dia 23 dois dias antes da estreia oficial, foi feito a pré-estreia, do filme para algumas pessoas seletas do meio de entretenimento geek, empresários, influenciadores digitais, blogueiros, pessoas que são autoridades do ponto de vista dos consumidores mais assíduos dos filmes de heróis. E por proporcionar uma excelente experiência a esses parceiros, as vésperas de lançarem o filme, um último hipe (aumento de expectativa), foi gerado por essas autoridades, espalharem nas diversas mídias o quão bom está o filme, e assim turbinar as vendas de ingressos.
Em negócios o mesmo acontece, as pessoas como Kotler afirma, querem se relacionar agora com pessoas, elas esperam que outros humanos assim como elas digam que a experiência ao consumir um produto ou serviço foi boa, para que assim elas possam tomar a decisão de compra com mais segurança e tranquilidade.
Não dá pra dizer se o filme será um sucesso de bilheteria ou não, precisamos ver os números primeiro, mas de uma coisa é certa, 11 anos e 21 filme para contar uma história complexa como essa, fica claro que até as empresas podem (e devem) aprender algumas lições de gestão com toda essa jornada dos heróis: Os Estúdios Marvel, por revolucionarem o cinema.
Para aqueles que vão ver (ou ainda não se decidiram), podem ter certeza que vai ser muito melhor do que vocês podem imaginar, esse filme é épico! Esse foi um filme que gostei “mil milhão”. (vou parar por aqui para não dar SPOILERS!!!)
Espero que tenham gostado da leitura, e das lições trazidas hoje.
[Imagem: reprodução/ divulgação do filme: “Os Vingadores: Ultimato”]