CRESCIMENTO EMPRESARIAL: Como estruturar a empresa para crescer?
“Expansão do negócio” ou “Crescimento empresarial”, são palavras em que nenhum momento saí da cabeça do empreendedor.
Não importa o tamanho do negócio, encarar as diversidades para expandir o mercado, seja para abrir uma nova loja ou até mesmo a captação da mão de obra, fazem parte do dia a dia de quem conduz o próprio negócio.
De fato, em alguns momentos, o empreendedor pode chegar ao ponto de ter várias possibilidades de crescimento do seu negócio, mas, a grande questão é, será que o negócio está estruturado para esse crescimento?
Nesse artigo, não trataremos de algo que seja mágico ou que tenha efeito do dia para a noite, mas, é um suporte que que auxilia em um crescimento saudável a médio/ longo prazo.
O crescimento exponencial da empresa sem uma estrutura pode ter uma semelhança com a construção de uma casa sem alicerce.
Por maior que seja a casa, a possibilidade de ela cair com o tempo é enorme, o mesmo acontece com o crescimento empresarial, por mais exponencial que seja, sem uma estrutura, sem um pilar esse crescimento não consegue se manter.
E como estruturar a empresa para o crescimento?
Reunimos alguns dos principais pilares que você deve se atentar para garantir o crescimento estruturado e eficiente da sua organização.
1 – Organize as finanças:
A gestão financeira é um pilar muito importante para a eficiência da gestão.
É preciso sempre lembrar, que uma boa gestão financeira garante o crescimento sustentável da empresa e prepara o terreno para o alcance dos objetivos maiores dessa organização.
Para que a gestão financeira ter uma eficiência, é importante planejar e analisar as finanças frequentemente, otimizar os recursos financeiros, também é o ideal.
Manter o equilíbrio entre as receitas e despesas, manter o controle do fluxo de caixa e das contas a receber e a pagar.
O financeiro é uma das questões mais delicadas do negócio, é através da saúde dele que será embasado todo o crescimento.
2 – Organize os processos de forma clara:
Um dos gargalos em que o empreendedor não consegue fazer com que o seu negócio cresça é a falta de organização dos processos internos.
Os processos são tarefas necessárias para alcançar os objetivos, organizadas para serem realizadas por ordem cronológica.
Muitas vezes a falta de clareza nos processos gera retrabalho, desperdício e o desvio de função.
Organize um desenho do fluxograma organizacional com o maior número de detalhes possível, abrangendo todos os setores, cargos e atividades.
Após a definição dos processos, as vantagens geradas focalizam no que realmente interessa, o trabalho, otimiza, agiliza e simplifica as tarefas, além de outros pontos que podem destravar o crescimento.
3 – Faça com que os seus funcionários sejam engajados no negócio:
A principal engrenagem da empresa, são os funcionários, seja um funcionário ou cem, eles são um dos principais responsável pelo crescimento empresarial.
Funcionários engajados movem a empresa para frente, ao contrário dos colaboradores desmotivados, que freiam o crescimento da empresa.
É importante a capacitação das pessoas que trabalham com você, mas a capacitação não deve ser somente no momento inicial, essa capacitação deve ser uma parte constante do negócio, de uma forma natural e fluida.
4 – Crie metas, defina indicadores de desempenho (KPI) e sempre os monitore:
Estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor estadunidense. Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos, em 1950 ele citou a seguinte frase:
“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”
Para crescer estruturado, é imprescindível que os gestores se esforcem para estabelecerem meta, essas que devem ser atingidas pela empresa.
O ideal é que em cima das metas seja estipulado prazos críveis para atingi-las. Acima de tudo lembre-se de manter a coerência e que as ações sejam passíveis de execução.
O empreendedor deve ser otimista e incisivo, mas em momento algum deve-se amparar as decisões em cenários ilusórios.
Com base nas metas, crie indicadores, o que chamamos na gestão de KPI’s no qual devem ser acompanhados com frequência, possibilitando o norteamento através dos números.
No caminho para o crescimento empresarial, situações que demandam maior disciplina e comprometimento podem ocorrer.
Nesse momento, será importante tomar decisões de extrema importância. Não se oponha a esclarecer a real situação a todos os envolvidos, principalmente seus colaboradores.
Demonstre força de vontade e otimismo, reforce o posicionamento da empresa quanto aos compromissos financeiros e elabore um planejamento estratégico que envolva toda a organização na busca do bem comum: crescimento empresarial.
Quer aprende mais sobre como definir estratégias e aprimorar sua empresa?
Inscreva-se no nosso curso de Gestão Estratégica para PMEs!
onde aprenderemos:
- Desenvolver a postura de líderes visionários!
- Capacidade de entender o contexto de negócios que sua empresa atua;
- Formar Pensamento Estratégico;
- Técnicas e Ferramentas para mapear seu caminho do crescimento;
- Principais formas de liderar e ser um gestor de pessoas que engaja o time;
- Mudar a gestão por “olhômetro” para gestão por indicadores;
- Total controle das atividades que acontecem na sua empresa;
- Estrutura das atividades bem definidas e possível de serem medidas;
- Procedimento definidos da sua operação para sair dela e focar no estratégico;
- Estratégias para construir uma marca forte, mesmo sendo pequeno;
- Alinhamento entre os três pilares para o crescimento: Inovação, Cultura e Estratégia;
- Plano Estratégico de Crescimento.